Vinte jovens recebem formação em Cuidadora de Infância A ação de formação inicia-se esta terça-feira e prolonga-se durante três meses, envolvendo quinze formandas de Santa Catarina e cinco de São Salvador do Mundo   Vinte jovens mulheres dos concelhos de Santa Catarina e de São Salvador do Mundo vão ter uma formação de 3 meses, na á See more details
“Konfiansa na nha País” junta multidão na Zona Pedonal Milhares de pessoas, maioritariamente jovens, responderam ao apelo e disseram “presente” a Beto Alves e Ulisses Correia e Silva. Em antecipação ao dia Internacional da Juventude, a comemoração foi rija e a festa continuou com Garry, Soraia Ramos, Tony Fika e Titio de Belo Freire   U See more details
Incubadora de Negócios gera emprego para 11 jovens As oportunidades surgiram no âmbito da 1ª Feira das Empresas, de Emprego e do Empreendedorismo, organizada pela Incubadora de Negócios de Santa Catarina   Apenas com um mês da atividade, a Incubadora de Negócios de Santa Catarina começa a apresentar resultados. No último sábado, 10, See more details

Avaliação do Usuário

Star inactiveStar inactiveStar inactiveStar inactiveStar inactive
 

batukoAs batucadeiras de Delta Cultura do Tarrafal venceram na noite de domingo, 24, a II edição do concurso “Batuque nôs Tradison de Santiago”, um evento promovido por Isaac Show em parceria com a Câmara municipal de Santa Catarina.

Depois de dois meses da fase de eliminação e meias-finais, onde participaram 48 grupos da ilha de Santiago, neste domingo apenas oito grupos chegaram à fase final, onde disputaram o título de midjor (melhor) voz, midjor tchabeta (chabeta), midjor torno, midjor letra e primeiro, segundo e terceiro classificado.

Auxília do grupo Fidjus de Santiago Norte conquistou o título de midjor voz, o grupo Coragem de Picos levou o título de Midjor Tchabeta, a jovem Lenira de Raíz de Pingo Chuva (Santa Catarina) ficou com o prémio de midjor torno e o grupo Rabenta Tchabeta de Calheta conquistou o título de midjor letra.

Já na classificação, o grupo Delta Cultura do Tarrafal que no ano passado ficou em segundo lugar, este ano conquistou a primeira classificação e foi agraciado com um cheque de 60 mil escudos.

Flor de Esperança de Entre Picos de Reda (Santa Catarina) ficou em segundo lugar e levou 30 mil escudos, na terceira posição ficou as batucadeiras Nha Rainha de Santa Catarina, com o prémio de 20 mil escudos.

Marisa Correia, líder do grupo Delta cultura disse à Inforpress que “foi uma vitória merecida”, uma vez que desde o início lutaram para isso.

Já o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Francisco Tavares, disse que a autarquia vai continuar a apoiar este tipo de evento, tendo em conta que o que faz Cabo Verde ser um destino turístico não é só as dez ilhas, mas sim os cabo-verdianos.

“Isto é, é o que temos de diferente dos outros, é a nossa cultura que é a nossa grandeza e nossa riqueza”, precisou.

Chegado ao fim deste certame, a organização faz um balanço positivo, uma vez que, a adesão do público ajudou no pagamento das despesas do concurso, que este ano contou com uma fraca participação dos patrocinadores.

Heleno Vicente informou ainda que parte da receita vai ser entregue a uma instituição no concelho, ou seja, vai ser utilizada na pintura e remodelação do refeitório e sala de estudos da delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), em Assomada.

O Polivalente de Assomada esteve cheio e durante o concurso houve animação com participação de batucadeiras Tradison de Terra, dança do ventre, dança Hip Hop, música entre outros.


banner-video 2

cabBoletim

IPB-cursos-tecnicos-2019-2020-2

IPB-candidaturas-2019-2010-2

artes-decorativas-card-2

igae

plano-estrategico-santiago-2

guia-turistico-capa

Encontre-nos

Paços do Concelho
Largo Gustavo Monteiro
Cidade de Assomada, C.P. nº37
P: (+238) 938 45 55

[email protected]

© Sítio da CM de Santa Catarina 2019