O Director do gabinete de Migrações e Cooperação Descentralizada da    Câmara Municipal de Santa Catarina, Antero Fernandes, considera que a semana do emigrante que teve o seu ponto alto durante o último final de semana na cidade de Assomada, superou as expectativas e por isso traça um balanço positivo das actividades.

“No segundo dia nós conseguimos atingir o nosso objectivo, pois tivemos um número razoável de participação dos emigrantes e também as instituições convidadas compareceram de forma razoável. De modo que, o balanço é positivo.”

Apesar da fraca aderência dos emigrantes, ao primeiro dia de encontro com representantes de entidades financeiras e ligadas ao investimento no município, para a promoção de negócios em Santa Catarina, no segundo dia, houve uma mudança de cenário. Os emigrantes compareceram massivamente a conversa directa com a edilidade, a ministra das comunidades e outras entidades que lidam com as questões do interesse dos emigrantes.

A “Semana do Emigrante 2014”, promovida pela edilidade, facultou a assinatura de um memorando de entendimento entre a autarquia e o Ministério das Comunidades para a isenção do imposto único sobre o património, (IUP), aos emigrantes.

Ainda enquadrado na semana do emigrante, a Câmara Municipal tem outra iniciativa em curso que pretende levar a cabo até o dia 18 de Agosto. Trata-se de “Semanas Portas Abertas”.

O gabinete de migrações e cooperação descentralizada, que organizou e monitorizou o evento promete que, para o ano, vai trazer novas ideias para incrementar a iniciativa, que no dizer de Antero Fernandes já e uma tradição em Santa Catarina.


Encontre-nos

Paços do Concelho
Largo Gustavo Monteiro
Cidade de Assomada, C.P. nº37
P: (+238) 938 45 55

[email protected]

© Sítio da CM de Santa Catarina 2020