IMG 0741

A terceira edição do concurso de batuque de Santiago arranca este sábado, 18, no polivalente de Assomada, e conta com a participação de 27 grupos de batucadeiras de toda a Ilha de Santiago

Em conferência de imprensa, realizada esta manhã na sala de reunião da câmara municipal, o concurso, cuja abertura oficial está prevista para este sábado, acontece todos os domingos no polivalente de Assomada, com a primeira sessão já no dia 26 e final no dia 24 de Julho.

A Câmara Municipal de Santa Catarina, é paarceira deste concurso, segundo o director pela área de Juventude, Cultura e Desporto, Nelson Mascarenhas, vai apoiar na atribuição de prémios e no transporte dos grupos de batuque de Santa Catarina.

Informou ainda que a edilidade vai continuar a abraçar esse projecto, visto que tem valorizado os grupos culturais ligado a batuque.

Por sua vez o organizador do evento, Isaac Vicente disse que este ano vão ser realizadas apenas cinco sessões, sendo três de eliminação, um de meias-finais e uma final, pois com o aproximar da época da chuva, correm o risco de ver a actividade cancelada por falta de público, que durante o período de àságuas vão estar na faina agrícola.

"Este projecto, lançado em 2013, sempre foi um grande sucesso, e tem contribuído para o surgimento de novos grupos. Nosso objectivo é continuar a batalhar para a existência de batuco e para que ele continue viva. Estamos a ver mais grupos de jovens de batuque, que antes estavam mortos", realçou.

Para Isaac Vicente, a organização tem conseguido alcançar os seus objectivos que é de valorizar esta tradição, e ainda de fazer entender os grupos que a importância deste concurso não é o prémio, mas sim manter a tradição sempre viva.

Na opinião do organizador deste evento há necessidade de formar alguns grupos de batuque para que o estilo de batuque continue a ser genuíno.

Em relação aos parceiros, disse que tem sido a sua luta diária, pois neste momento só têm luz verde da Câmara Municipal de Santa Catarina e de uma empresa portuguesa, mas ainda aguarda mais patrocinadores.

O primeiro classificado leva para casa o prémio no valor de 89 mil escudos, atribuído pela câmara municipal, os segundos classificados 40 mil escudos e o terceiro 20 mil escudos.


Encontre-nos

Paços do Concelho
Largo Gustavo Monteiro
Cidade de Assomada, C.P. nº37
P: (+238) 938 45 55

[email protected]

© Sítio da CM de Santa Catarina 2020