Assomada foi palco das comemorações dos 40 anos do Ensino Superior


A Educação é fundamental para a transformação de uma nação, e as nações que priorizam e valorizam a Educação têm como resultado o desenvolvimento

 

No âmbito das comemorações dos 40 anos do Ensino Superior Público em Cabo Verde, a Faculdade de Educação e Desporto, FAED, realizou esta quarta-feira, 27, uma sessão de celebração da efeméride, tendo por palco o Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Vereadora do Desenvolvimento Social (que tutela a Educação), Isabel Monteiro, convidada para prestigiar o ato da abertura da conferência, destacou a importância da implementação do Ensino Superior Público em Cabo Verde, desmitificando a ideia de que o ensino seria apenas acessível a classes sociais que dispunham de recursos financeiros.

“O Ensino passou a ser interclassista e, por tal, democrático, abrindo a possibilidade, em tese, de acesso a todas as classes sociais, independentemente da sua capacidade financeira”, afirmou a Vereadora.

“O progresso e o desenvolvimento de um país mede-se pela educação e saber da sua sociedade, por isso, o que celebramos hoje é de uma importância ainda maior”, salientou Isabel Monteiro.

Segundo a Vereadora, o processo de democratização do Ensino em Cabo Verde iniciou-se há quatro décadas, mas “falta-nos agora dar o salto decisivo para a qualificação do nosso Sistema de Ensino”, porque “Cabo Verde tem milhares de licenciados, a maior parte deles os primeiros de suas famílias, e parte significativa desses licenciados têm expressão relevante na sociedade”.

O Ensino Superior em Cabo Verde começou a sua caminhada em 1979, com a Escola de Formação de Professores. Mais tarde, surgiram as primeiras instituições de Ensino Superior, Instituto Superior de Educação, o Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar e o Instituto Nacional de Administração e Gestão.

Na cerimónia de comemoração dos 40 anos do Ensino Superior Público em Cabo Verde, estiveram ainda presentes o Presidente da FAED, Salvador Semedo, e o Vice-reitor da Graduação e Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes, CESP-UNICV, João Cardoso.

Paralelamente, decorreu, na Praça Central, uma feira alusiva à efeméride.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2020