Covid-19: Câmara reforça medidas de prevenção

Suspensão de feiras, restrição de venda no mercado, suspensão de vendas frente ao hospital, suspensão das feiras de gado e encerramento de várias infraestruturas são, entre outras, as medidas anunciadas hoje pelo Presidente Beto Alves. Paralelamente, a Câmara vai reforçar os mecanismos de apoio social

 

Reunida extraordinariamente, a Câmara Municipal de Santa Catarina decidiu esta sexta-feira, 20, reforçar as medidas de prevenção do coronavírus (Covid-19) que já havia adotado dois dias antes.

Em comunicação aos jornalistas, o Presidente Beto Alves sustentou que, “principalmente após a deteção de um caso de infeção com o coronavírus na ilha da Boa Vista, fazia todo o sentido que a Câmara Municipal adotasse novas medidas de contingência visando suster este flagelo”.

Antes, porém, o autarca, profundamente emocionado, enviou “um forte abraço solidário” às “nossas irmãs e irmãos” da ilha das dunas, estendendo a saudação a todas as caboverdianas e caboverdianos do arquipélago e da diáspora.

Não perder o sentido de humanidade

Sublinhando que “o mundo vive um verdadeiro estado de guerra, enfrentando um inimigo que não se vê, mas que vem infligindo golpes demolidores e deixando um manto de doença e morte”, Beto Alves lançou veemente apelo ao país: “Aquilo que de melhor podemos fazer no momento é, antes de mais, não perdermos o nosso sentido de humanidade, de unidade e de solidariedade. Mas, também de esperança, que juntos podemos enfrentar este desafio e sair vitoriosos”.

No que respeita às medidas adotadas, a Câmara Municipal de Santa Catarina deliberou:

1) Suspensão de realização de feiras às quartas-feiras e sábados, para vendas de produtos que não sejam de primeira necessidade, nos arredores do Mercado Municipal e na via pública;

2) Restrição de venda no Mercado Municipal

a) só é permitida a venda de produtos no interior do mercado;

b) proibida a entrada e permanência de crianças;

c) proibida a permanência de vendedores com mais de 65 anos de idade;

d) reforço da limpeza e higienização do mercado.

3) Suspensão de vendas em frente ao Hospital Regional de Santiago Norte

4) Suspensão da Feira de Gado às quartas-feiras e sábados

5) Encerramento de todas as infraestruturas desportivas municipais

6) Encerramento de todos os Espaço Jovem

7) Encerramento do Posto de Informação Turística

8) Encerramento da Biblioteca Municipal

9) Limitação de frequências no atendimento ao público e imposição de distância mínima de segurança

10) Reforço de todos os mecanismos de ação e de apoio social

De referir que estas medidas de prevenção têm a duração de 3 (três) semanas, podendo ser prorrogadas ou suspensas em função dos resultados de avaliação da evolução da epidemia.

Por último e dirigindo-se aos santa-catarinenses como “irmãs e irmãos”, o Presidente Beto Alves concluiu: “com serenidade, com confiança e com a coragem que ao longo da história o povo de Santa Catarina vem revelando, vamos continuar juntos para enfrentar com firmeza este novo desafio”.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2020